segunda-feira, 6 de julho de 2009

Vidas duplas

Nao entendo as pessoas que vivem uma vida dupla. Nao entendo como se guardam segredos dos nossos amigos mais proximos. Gosto de pessoas misteriosas, tem um toque algo sedutor e logicamente quando acompanhado de uma personalidade complexa, o segredo eh “compreensivel”, ate caracteristico. Mas enerva-me, irrita-me, apetece-me ser assim tambem.

A falta de transparencia sempre me deixou confuso, admito que ha muitas pessoas que assim limpam ou escondem uma imagem que poderia ser reveladora de todos os seus defeitos, mas eu defendo que quem gosta de mim tem de me conhecer por completo, ou seja, os piores defeitos assim como todas as possiveis virtudes. Sou o que sou, nao preciso de fazer 30 por uma linha para esconder ou reparar males pelos quais sou responsavel, ha quem lhe chame ingenuidade, eu chamo-te simplicidade. Cada vez estou mais desconfiado das pessoas, das suas vontades, do seu passado, do seu presente, das suas verdades, das suas crencas. Quando conhecemos uma pessoa bem, julgamos saber o que esperar, julgamos conhecer a sua vida, as suas motivacoes, o seus gostos, as suas vontades, as experiencias e sonhos. Mas nao. As pessoas guardam sempre um lado obscuro (nem sempre no sentido negro da palavra) onde so vai quem elas sabem nao as julgar. Deve ser por isso que nao me deixam entrar la, porque eu julgo, todos deviamos julgar. Nao julgar por prepotencia, julgar por amizade, julgar em sentido critico afim de tornar quem gostamos uma melhor pessoa. Julgar porque so assim progredimos. Que sentido tem a vida se esconder os meus desejos e atitudes mais deploraveis? Nenhum, sao eles que construiram parte do que sou, fui ou serei. Detesto duplicidades, detesto olhar para alguem que esta ao meu lado e pensar: “sera que esta pessoa estara amanha a dizer que eu nao presto a pessoas que nem sei que conheco?”, “sera que esta pessoa sai de casa a noite e vai roubar os velhos que procuram um abrigo?”, “sera que esta pessoa se encontra em segredo com a minha namorada enquanto trabalho?”. Nao sabemos com o que contar, odeio isso.

Eu sei quem sou, nao sou melhor nem pior do que nenhuma outra pessoa. Sou diferente, e isso faz de mim a pessoa que sou. Mesmo para alguem que me conhece ha pouco tempo, sabe dos meus defeitos, e se eh meu amigo/a eh porque me respeita e eh capaz de conviver com tais problemas. Poderao haver surpresas, porque nos nao somos robots, nao seguimos um padrao de informacao como um computador, mas sabemos o que queremos e o respeito e tranparencia para com os que nos estao proximos sao basicos seja na amizade como no amor.

Tenho dito.

3 comentários:

Hulk! disse...

Não sejas lamechas e põe mas é as histórias sobre as bebedeiras que apanhas e as figuras que fazes consequentemente. Isso é o que a malta quer ler.

Abraço

Leki disse...

Concordo com o Hulk....mas tenho a dizer que ser transparente de mais também não é muito bom, temos que ter os nossos segredos...


Aquele abraço de saudade puto!

O gajo que com a tua mãe enqto estás longe disse...

Não é bom o crl... só escondes o que tens vergonha de contar...